(48) 3222 - 0630

Dança de Salão

A Educação Física possibilita a vivência de uma infinidade de expressões e habilidades corporais que se dão de formas diversas, a partir das distintas manifestações da cultura. A dança, em suas várias formas de manifestação, configura-se como um dos elementos da cultura de movimento tematizada pela Educação Física que fornece subsídios para a “alfabetização do corpo”, potencializando a diversidade, o diálogo corporal, as relações humanas e a capacidade intercomunicativa. É nesse sentido que o estudo voltou-se para o trabalho com uma das manifestações dançantes – a dança de salão – fornecendo elementos para pensar a pluralidade cultural em seus aspectos históricos, gestuais e educacionais.

Por meio do estudo descritivo a partir de vivências com alunos de 5ª a 8ª séries da rede particular de ensino na faixa etária de 10 a 14 anos foram coletados dados por meio de observação livre, questionários e relatos dos encontros realizados pelos alunos, visando entender como a dança de salão é percebida em termos de vivência gestual, pluralidade cultural e meio educacional. Tais dados foram tratados por meio de uma análise de conteúdo a partir da ordenação, codificação,

categorização e classificação dos dados, o que nos levou a identificar valores inculcados nos adolescentes a respeito da dança de salão, decorrentes do apelo da indústria cultural e da banalização do corpo como forma de expressão/comunicação.
Se você, aluno do Tendência, adora dança, então não deixe de se inscrever no curso de Dança de Salão, você vai adorar!

Fonte: http://goo.gl/QXC6Tz